terça-feira, 22 de setembro de 2009

Capitalismo - A Racionalidade Segundo Max Weber

A Racionalidade Segundo Max Weber (Parte 3)

Conceito de Racionalidade Ocidental.

Racionalidade nos lembra razão e razão é justamente a capacidade de entendimento das coisas - para Weber, entretanto, racionalidade vai além da compreenção das coisas, é mais do que uma maneira de você ver as coisas, é uma visão de mundo.

O mundo Ocidental tem uma peculiaridade, na sua visão de mundo, a racionalidade se diferencia dos orientais. Para Weber a racionalidade Ocidental, motivou a fundamentação da ordem capitalista de alguma forma.

Mais que visão de mundo é essa, que nos diferencia e que formatou a ordem capitalista?

A racionalidade Ocidental vista por Max Weber tem como característica básica a Dominação do Mundo.

Como isso Funciona?

Ela pode ser entendida sob 3 perspectivas do indivíduo, o indivíduo pode ser entendido sobre 3 perspectiva:
  • Perspectiva Interna. Eu comigo mesmo
  • Perspectiva Externa. Eu com aquele, ou aquilo
  • Perspectiva Social. Eu com os outros

Como Esta Racionalidade Funciona?

  • Externa. Entende que a natureza deve nos servir, devemos atuar sobre ela para as satisfazer as nossas necessidades. O outro é um competidor, um adversário.
  • Interna. Mostra o "Eu" em busca de algo e este algo é o lucro.

Racionalidade Ocidental.

Ela tem uma lógica, não de fugir, de se esconder, mas de dominar a natureza sempre.

  • Dominar a natureza no âmbito externo;
  • Competir com o outro no âmbito social
  • Buscar o lucro, trabalhar em termos de meios e fins na subjetividade no âmbito do Eu.

Estes elementos são fundamentais em termos de construção e da cosmovisão do capitalismo e de idéias em termos culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário