segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Apogeu da Filosofia Grega - Período Socrático ou Antropológico

O Apogeu da Filosofia Grega, período que compreende o sec. V na Grécia - foi marcado por uma série de acontecimentos que contribuíram para fazer com que esse período marcasse toda a história Ocidental - O conceito de democracia tem sua origem nessa época.
A Filosofia muda seu eixo de investigações, com os sofistas e com Sócrates e se torna para o homem em si, começa-se a se refletir sobre o mundo e a cultura.
Alguns Aspectos Relacionados a Vida de Sócrates
  • Nasceu em Atenas - 469 a.C.
  • Morreu em 399 a.C. - em virtude de condenação por impiedade (Foi acusado de corromper os Jovens)
  • Era filho de Escultor e uma parteira
  • Não fundou uma escola como os outros Filósofos;
  • Embora ele seja um dos pensadores gregos mais conhecidos, nunca escreveu nada
  • O que se sabe de sua vida, chegou a nós por Platão e Xenofontes - seus discípulos mais Ilustres
Algumas Idéias de Sócrates que marcaram a Formação da Nossa Moral Ocidental.
  1. A Honestidade - A verdadeira força vem de não mentirmos, mesmo que sejamos prejudicados se contarmos a verdade.
  2. O homem deve preucupar-se com aquilo que é mais sagrado para si, qual seja : O conhecimento de si mesmo. Daí a sua máxima: Gnothi Seanton - "Conhece-te a ti mesmo".
  • Conhecer-se a si mesmo é um aprofundamento da condição humana.
Para sócrates a causa do mal é a ignorância, se conhecessemos o bem não praticaríamos o mal, por esta razão o conhecimento de si mesmo é condição suficiente e necessária para obtenção da Areté.
  • Areté: "Significa aquilo que torna uma coisa boa e perfeita naquilo que é, ou melhor ainda, significa aquela atividade, ou modo de ser que aperfeiçoa cada coisa, fazendo-a ser aquilo que deve ser".
3. Outra idéia relevante que encontramos no pensamento Socrático é a noção de humildade.
  • Sua máxima tão conhecida entre nós - "Sei que nada Sei"
3.1. Método de Sócrates
  • Em sua Etmologia o conceito de ironia tem o conceito bem diferente desse utilizado em nosso cotidiano. O conceito de ironia em nosso cotidiano tem sentido "de estar fazendo pouco caso", contudo em sua origem ironia significa "a arte de interrogar" quando Sócrates utilizava este recurso, queria mostrar que seus interlocutores ignorava aquilo que julgava conhecer, com este método Socrates tentava mostrar a ignorância de seus antagonistas com relação a tal assunto.
4. Outro fato que Sócrates mostra é que a Filosofia não é conhecimento fechado, quando interpelava os transeuntes que passavam pelas praças e discutia os temas do cotidiano com essas pessoas - liberdade - amor - amizade - verdade etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário