segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Homem a Medida de Todas as Coisas - Protágoras

"O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, e das coisas que não são, enquanto não são" - Protágoras

Esse pensamento tem a seguinte conotação segundo Protágoras: O homem é o próprio produtor da sua história, ele é a medida das coisas já existentes, aquilo que nós somos até o presente, é o resultado da nossa própria ação, ou da nossa própria visão de mundo, ou do modo como nós pensamos, como nós dizemos, como nós agimos, mas segundo Pitágoras, nós também somos a medida , daquelas coisas que ainda não são, ou que não existem, por exemplo se eu tenho a idéia de construir uma casa, eu desejo a casa própria, ela ainda não é, ela é um não ser, no sentido filosófico, mas a partir do momento em que eu construo esse projeto e vou tentando para a sua materialização, essa casa vai começando a ser tornar realidade...dando a clara impressão de que nós somos os produtores da nossa história.

4 comentários:

  1. obrigado tinha um trabalho de filosofia e não tinha entendido direito oq protágoras queria dizer , mas ao ler seu pensamento percebi oque ele queria falar.

    ResponderExcluir
  2. Poderia ser também a capacidade de medir o que é certo ou errado o bom ou mau de acordo com a necessidade do homem?

    ResponderExcluir
  3. Não necessariamente Aurino, poderiamos dizer que a verdade, segundo Protágoras, depende de cada um, depende de como cada coisa aparece para cada um em seu juízo. O que pode ser verdade para um, pode não o ser para outro. Com esse relativismo moral, ele rejeita toda verdade universal. Se algo te parece bom, faça. Se isso traz benefício a você e prejuízo aos outros, faça assim mesmo.

    ResponderExcluir