terça-feira, 22 de setembro de 2009

Capitalismo - O seu Espírito - Max Weber ((Parte4)


Principal Obra de Max Weber (PArte 4)

"A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo"

Como se consolidou o Capitalismo Moderno Baseado na Ética Protestante, Segundo Weber?"

Segundo Max weber a ética protestante que formentou e consolidou o capitalismo moderno, não foi o Luteranismo, mas sim o calvinismo - Luteranismo para Max Weber, não se diferenciou muito do catolicismo, que atravancou o capitalismo, mas é no calvinismo onde Weber está baseado.

Como uma visão religiosa por produzir o seu contrário - Como o mundo regido por ascetismo religioso vai consolidar um mundo contrário a esta ordem, um mundo secular? Weber vai responder essa pergunta.

Weber discute - como uma questão permanente religiosa vai produzir temas materiais - seculares?

Características básicas do Calvinismo segundo Weber:



  • valorização do trabalho do homem

  • gastos impróprios, com coisas supérfluas.

Silogismo de Weber com relação à ética Calvinista:


  • Riqueza é fruto do trabalho, se o trabalho é algo divino, logo, aquele homem que após anos de trabalho e que também não gastou o seu dinheiro com coisas supéfluas, com coisas frívolas (isso favoreceu a multiplicação do capital) e este homem enriqueceu, ele é um homem predestinado - e aí surge a doutrina da predestinação segundo Weber, presdestinação que segundo a interpretação de Weber quer dizer que a riqueza material do homem indica que ele é bem-aventurado por Deus, exatamente porque o trabalho é sagrado e o fruto do trabalho é o dinheiro que vai ser também sagrado, porque foi ganho com algo sagrado e que não deve ser gasto em coisas frívolas, fúteis, lógica essa que não é encontrada no catolicismo.

  • A lógica católica é a da desvalorização do trabalho e o dinheiro é visto como coisa errada e imperfeita, Exemplo Adão e Eva;

  • O trabalho é um castigo por causa do pecado, logo o dinheiro é uma maldição, algo menor, exemplo disso é que durante muitos séculos a atividade comercial foi vista como uma coisa menor e isto desde a antiguidade, e foi praticada por judeus e não por cristãos, um dos fatores pelos quais os judeus foram marginalizados e tão perseguidos na idade média, mas isto vai se inverter com o ascetismo religioso protestante calvinista, que valoriza o trabalho, colocando o seguinte: não gaste o seu dinehiro atoa, pois é ganho com algo sagrado que é o trabalho - favorecendo o acumulo de capital - a racionalidade aplicada ao trabalho e esse trabalho valorizado favoreceu a acumulação de capital, Exemplo maior é a sociedade norte americana que é a maior potência capitalista até os dias atuais e em sua maioria é protestante de origem puritana (calvinistas Ingleses)

2 comentários:

  1. Ola Dirley!

    Estou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.

    Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.

    Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

    Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Espero que goste. Paz e Bem!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi meu querido irmão, gostei desse blog e por isso sou seguidor.
    Os assuntos relacionados a Weber é muito importante. Sus comentarios ajudam a entender melhor o que Weber não entendeu.
    Parabéns pelo conteudo!

    ResponderExcluir